No mundo

Univeiling – desenvolvimento e estratégia no universo das Flores e Plantas

Com foco em qualificação, relacionamento e estratégia de negócios a Univeling – sistema de educação coorporativa da Cooperativa Veiling, tem como proposta ser mais um pilar na busca da excelência, gerando conhecimento e aperfeiçoando os talentos empresariais ao logo da cadeia de flores e plantas para obter os melhores resultados.

Criada em março de 2019, a Univeling é uma das áreas da CVH – Cooperativa Veiling Holambra, com responsabilidades e competências para elaborar e operacionalizar programas de desenvolvimento do capital humano, bem como, a disseminação do conhecimento gerado.

Idealizado a fim de preservar e aprimorar as atividades que agregam valor aos negócios, produtos e serviços da cooperativa, aos seus públicos – cooperados, profissionais e clientes – o projeto busca estruturar e materializar a educação corporativa, considerando as trilhas de aprendizagem individuais que contemplam as riquezas e a diversidades de recursos de aprendizagem disponíveis, favorecendo seu acesso através da educação à distância – EAD.

Segundo Adriana Delafina, gerente de Pessoas & Gestão da Cooperativa Veiling e uma das idealizadoras do projeto, a Univeling nasceu à partir de reunião de plano estratégico, sendo apontada como uma tendência para apoiar a já consolidada cultura cooperativista no desenvolvimento dos seus diversos públicos – cooperados, clientes e colaboradores – para que juntos possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, principalmente, despertar nos consumidores de flores e plantas bem-estar e emoção.

O desenvolvimento e a consolidação deste projeto, contou com a parceria de consultores e professores, que juntos atrelaram todo o desenvolvimento do trabalho ao planejamento estratégico da CVH, tendo em conta diversos pontos de relevância, como, a análise do capital intelectual, estruturação do sistema educacional e de processos, bem como, a importância de uma avaliação contínua da evolução do ensino em tempo real.

Para o diretor executivo da CVH, André van Kruijssen, a importância da Univeiling não está só em agregar valor aos negócios, produtos e serviços da cooperativa, ela vai além, “A solidificação do projeto proporciona grandes benefícios: consolidar a cultura Veiling, orientar a inovação de nosso segmento, a mudança organizacional e a busca pela excelência de nossa instituição; além de ampliar a competitividade, garantindo o aprendizado contínuo de toda a nossa cadeia de valor (cooperados, colaboradores e clientes)”, comenta o CEO.

Ao contrário de uma instituição educacional tradicional, a UNIVELING trabalha de forma mais direcionada e assertiva, evoluindo de acordo com o seu próprio universo cooperativista, gerando conhecimento e despertando as competências individuais, buscando sempre alcançar os resultados almejados.

Otimizar o tempo e recursos, como a redução de despesas e a dificuldade de agenda para as ações de desenvolvimento em sala de aula foi outro grande acerto, como explica Adriana, “Já tínhamos uma visão que o desenvolvimento de forma hibrida (presencial e online) era mais que uma tendência, uma realidade, e poderíamos desta forma atingir também cooperados e clientes mais distantes. O momento de pandemia que estamos vivendo agora, mostrou ainda mais o potencial da plataforma e de que estamos no caminho certo”, avalia a gestora.

Segundo ela, o ensino à distância (EAD), possibilita o aprendizado contínuo, trabalhando o aperfeiçoamento profissional individual e a renovação e o armazenamento de conhecimento, processos que, sem dúvida, contribuem diretamente para a valorização do capital intelectual de uma organização. Esses são só alguns dos benefícios que o conceito digital possibilita.

Após 10 meses da inauguração da modalidade online, a plataforma Univeling já oferece mais de 300 conteúdos de fácil acesso, com trilhas de conhecimento que falam da Cultura do Cooperativismo, Gestão de Pessoas, Estratégias de Negócios como trade, estratégia de merchandising e inteligência digital, além dos temas específicos, como por exemplo, conceitos de cuidados básicos com flores e plantas e exposição no ponto de venda, e o uso das ferramentas comerciais Veiling, como LKP – Lance Klok Precificado, o aplicativo VeilingMobi, o sistema comercial CVHnet e Veiling Online, entre outros conteúdos distintos de extrema importância para o desenvolvimento dos negócios e com a possibilidade de alcançar os clientes da cooperativa em qualquer lugar, bastando apenas ter um conexão de internet.

Adriana explica ainda que o sistema educacional da CVH foi criado justamente para que todo conhecimento gerado pela cooperativa estivesse acessível aos três elos que a compõe: Cooperados, Colaboradores e Clientes. “A Univeling tem por premissa a criação de uma rede educacional que possa atualizar, informar e educar, bem como, disseminar a nossa cultura empresarial, afim de desenvolver competências organizacionais para o alcance dos objetivos estratégicos da CVH”.

Dentro deste contexto, os programas já totalizaram aproximadamente 16 mil horas de desenvolvimento. Com mais agilidade e utilizando, cada vez mais, a tecnologia disponível, nossa plataforma online será um agente facilitador e propulsor da aprendizagem para muitos e simultaneamente”, analisa a gerente.

Além de diversas funcionalidades que o ambiente virtual oferece, comoVitrine (notícias e as novidades CVH), Biblioteca (conteúdos exploratórios selecionados por categoria que variam entre artigos e vídeos), Catálogo de cursos (cursos disponíveis, material de apoio, avaliações e certificados), Trilhas (cursos de acordo com público alvo) e Fórum (contribuição dos usuários sobre assuntos relevantes para a cooperativa), a novidade neste momento está por conta dos programas de desenvolvimento na forma de Websérie, onde o usuário tem uma jornada de episódios para serem concluídos de forma agradável e de fácil absorção do conteúdo.

“Hoje temos duas webséries disponíveis: Cultura Veiling, e o Desafio da primeira Liderança e estamos em construção do programa Excelência no que Faz. Também, ainda em teste, como um novo recurso, a gameficação, pois, usar os jogos na educação se torna uma grande aposta e uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem”, explica Adriana.

A gerente reforça ainda que a CVH exercita uma busca constante das diversas formas de aprendizados, por isso a criação do sistema educacional Univeiling sempre foi uma prerrogativa há muito tempo idealizada por todos, não só a fim de viabilizar e potencializar o ensino e conhecimento para os públicos internos da própria cooperativa, mas também para levar a expertise Veiling à toda cadeia produtora e comercial de flores e plantas, proporcionando um avanço contínuo, aperfeiçoando os talentos empresariais de todos os players da cadeia, e visando também, manter a sustentabilidade de seu sistema cooperativista.