Cultura Veiling, Feiras e Eventos

Mulheres Cooperativistas Veiling visitam Castrolanda

Mulheres Cooperativistas das duas cooperativas em encontro de intercooperação

Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, parte do grupo de Mulheres Cooperativistas Veiling esteve em Castro, no estado do Paraná, para uma visita à Cooperativa Castrolanda. O convite, feito pelo grupo de Mulheres Cooperativistas da Castrolanda traduz a relação de intercooperação, que teve início com a visita delas ao Veiling em 2022.

Cooperativa Castrolanda

Com sete décadas de atividade, a Cooperativa de Castrolanda conta com mais de 1.100 cooperados, 3.800 colaboradores e, em 2022, registrou um faturamento de R$ 7,2 bilhões. A Cooperativa conta com Unidades de Negócios divididas em Operações (agrícola, carnes, leite, batata e administração) e Industrial (carnes, leite e batata). Assim como o Veiling, a Castrolanda teve início com a imigração de famílias holandesas que se estabeleceram no município de Castro.

Intercooperação Mulheres Cooperativistas

O encontro entre as Mulheres Cooperativistas das duas cooperativas foi marcado por trocas de experiências, que resultaram em inspirações e grandes ideias. Além de uma apresentação institucional sobre a Castrolanda, o grupo teve a oportunidade de conhecer a história das mulheres do comitê da Castrolanda e quais são as principais ações do grupo.

Cooperativas Escolares

Um dos destaques do evento foi a apresentação das Cooperativas Escolares. A iniciativa, intitulada “Programa Crescer e Cooperar”, teve início em 2015. A Comissão Mulher Cooperativista identificou que não existia nenhum programa da Cooperativa voltado a alunos e crianças. Hoje, o projeto já conta com 8 escolas participantes. No encontro, três escolas apresentaram suas atividades e o impacto positivo do programa na comunidade.

Inovação na Produção

O encerramento da viagem aconteceu com uma visita à Fazenda Arkafla, cooperado de pecuária de leite da Castrolanda. As Mulheres Cooperativistas Veiling conheceram a operação da fazenda e puderam ver de perto a ordenha automatizada e todo cuidado com o rebanho. Conhecer essa outra operação agro foi muito enriquecedor.

Veja na galeria de fotos alguns momentos dessa viagem de intercooperação: