Avanços, Tendências

Bem-vindo a era das inovações

– por Rodrigo dos Anjos, gestor de Tecnologia da Informação da CVH

À medida que a humanidade evolui, a forma de nos relacionarmos, de como nos comunicamos, e de como fazemos negócios também evolui. A digitalização está cada dia mais presente em nossas vidas. O uso de novas tecnologias de comunicação,

novos canais de vendas, e a própria transformação digital pode ajudar na expansão dos negócios, criando oportunidades e estratégias, desenvolvendo sua empresa, tornando-a ágil, eficaz e mais competitiva.

Quando falamos em transformação digital, se faz necessário resgatar parte de nossa história para entender o momento atual que estamos vivenciando.

Há mais de dois mil anos antes de Cristo, os homens, ainda no período neolítico, migraram do sistema de caça e coleta para a agricultura e a domesticação e criação de animais, e assim permanecemos até o ano de 1780, quando aconteceu a primeira revolução industrial.

Esse período foi marcado pela descoberta do vapor que permitiu o início da mecanização, criando a transição da força muscular para a força mecânica. Após quase cem anos, no século dezenove, entramos na segunda revolução industrial. E graças a descoberta da eletricidade, pudemos introduzir a produção em massa.

A terceira revolução industrial, teve começo na metade do século vinte, revolucionando as indústrias através da automação e da utilização dos computadores, inicia-se assim uma pequena revolução digital.

Observemos que as revoluções das evoluções se davam em séculos, precisava-se de muito tempo para que as mudanças acontecessem. No início do século vinte e um, passando um pouco mais de cinquenta anos, entramos na quarta revolução industrial, a era do conhecimento, onde a informação transaciona de forma muito mais rápida, possuindo uma enorme volatilidade, incerteza e complexibilidade para o nosso mundo.

Com toda essa velocidade de mudanças nos dias de hoje, será que uma empresa que funcionava nos mesmos moldes e estrutura nos anos 1970, vai conseguir se manter nos dias de hoje? Provavelmente, não.

Diferente da era passada, hoje, a todo momento nascem empresas com viés disruptivo, que são ágeis na tomada de decisões e se movem rapidamente para acompanhar as necessidades de seus clientes, exigindo maiores esforços daquelas empresas que possuem estruturas mais “pesadas” e “engessadas”.

Toda essa velocidade que a quarta revolução nos trouxe, causou uma corrida frenética das empresas por mais recursos digitais. A necessidade de sobreviver, fez com que buscassem soluções inovadoras e até mudanças em seus próprios negócios. É aqui que o processo de transformação digital, bem estruturado, ganha aderência e prioridade na estratégia de todas as empresas, qualquer que seja seu porte.

É necessário que as empresas direcionem seus investimentos com foco em acelerar a digitalização de seu negócio. A ordem precisa seguir a sequência: buscar soluções que entreguem possibilidades de escalar o negócio, tornando-a uma empresa ágil e com operações adaptadas às experiências de seus clientes.

Dentro desse conceito, é importante oferecer ao seu cliente todas as possibilidades de conexão com seu produto. As relações pessoais ainda têm o seu valor, mas a multicanalidade é essencial para a sobrevivência e aumento de vendas, a pandemia veio provar isso.

Para a estratégia de digitalização da empresa dar certo, o cliente precisa ser o foco central na sua busca por soluções. Só assim é possível enxergar os meios que possibilitem e agilizem a ampliação do negócio no universo online/digital. Mudança que se faz necessária e de forma urgente. Empresas que ainda não estão com seu produto no universo digital, estão fadadas a “morrer”.

É importante entender que, na medida que o mundo está interconectado, as empresas vencedoras serão aquelas que conseguirem criar um modelo de negócios que utiliza tecnologia para conectar pessoas, organizações e recursos de forma interativa, ágil e de fácil habilidade, criando assim um ambiente que permita uma enorme quantidade de troca de valores.

E em relação à sua empresa? Qual tipo de esforço você está fazendo para digitalizar o seu negócio? O cliente é seu foco principal? Quais meios você está oferecendo para se conectar ao seu público? Pense nisso.