Veículo autoguiado garante maior eficiência operacional

Cooperativa aposta em inovação para movimentar material de forma autônoma

O AGV (Automated Guided Vehicle), ou em português veículo autoguiado, é uma inovação que traz maior eficiência operacional. Para realizar o transporte de materiais de um ponto a outro de forma autônoma, esses veículos seguem um percurso definido em uma velocidade constante.

Sob sol ou chuva e sem arrancadas bruscas ou freadas repentinas, o AGV oferece mais agilidade e segurança no transporte desses materiais. Por enquanto, há duas unidades autônomas em operação que estão programadas para dois percursos, sendo o mais longo deles de cerca de 500 m.

Projeto Piloto

Em 2022, teve início o projeto piloto com o AGV transportando os materiais de um ponto a outro em um percurso menor, para que pudesse ser avaliada a performance e adaptabilidade do equipamento.

Após alguns meses de testes, contatou-se um excelente desempenho nas condições submetidas com transporte sem interrupção em sol ou chuva. A partir da conclusão do projeto piloto, é que foi colocada em pauta a aquisição de unidades próprias. Francisco Pereira, Gerente de Logística e Material Circulante, conta que investimento para compra dos equipamentos e instalação foi de R$ 560 mil.

AGV na Prática

A gerente de Marketing e Produto Thamara D’Angieri mostra como O AGV funciona na prática. Vem ver!