Feiras e Eventos, Tendências

8 ingredientes para uma cultura de inovação

Swiss Innovation Day falou o que as empresas precisam ter para construir uma cultura inovadora

Na última sexta-feira, dia 11 de novembro, a SWISSCAM – Câmara de Comércio Suíço-Brasileira – promoveu a segunda edição do Swiss Innovation Day, evento que falou sobre os oito ingredientes fundamentais para a construção e manutenção de uma cultura inovadora nas empresas.

Cada ingrediente foi apresentado por um convidado e a Gerente de Pessoas & Gestão da Cooperativa, Adriana Delafina, falou sobre manter uma equipe transversal de inovação para garantir que a cultura inovadora esteja em diversas áreas da empresa e mostrou como isso funciona dentro da Cooperativa.

Cultura de Inovação

O evento, que recebeu apenas associados e convidados, aconteceu no prédio da Nestlé em São Paulo e contou também com uma dinâmica de troca de experiências. Listamos abaixo os 8 ingredientes e os principais insights apresentados no evento:

Convicção e Mindset: Wellington Santos, Gerente de Vendas & Marketing da Lemo América Latina, ressaltou que o primeiro passo para garantir uma mindset de inovação é ter convicção que ela é necessária. “A convicção é o combustível para um ambiente inovador”, resumiu ele.

Agenda de futuro e tendências: o segundo ingrediente foi tratado por Malin Borg, CEO da swissnex Brazil. Segundo ela, é muito importante fomentar conversas sobre o futuro e manter essa agenda de discussão sempre viva na organização, pois empresas altamente inovadoras olham para o futuro constantemente.

Atração e Retenção de Profissionais Inovadores: Daniel Pedrozo, Head de Inovação Seeds na Syngenta, trouxe boas práticas para atrair e desenvolver colaboradores compatíveis com uma cultura de inovação.

Equipe Transversal de Inovação: Adriana destacou que inovação não é uma responsabilidade de um único departamento, e que ter pessoas inovadoras em diversas áreas é fundamental para manter o fluxo de ideias inovadoras. Ela trouxe como exemplo as edições de Summit, como o de Flores de Corte, que estimulam a inovação em todos os elos da cadeia.

Processo de Inovação: Marcelo Veras, Presidente do Grupo Unità Educacional, palestrou sobre a importância de garantir processos claros, estabelecidos de forma coletiva para garantir eficácia e inovação.

Recursos para Inovação: Diego Araújo, Diretor de Marketing na Hilti, falou sobre a importância de destinar parte dos investimentos para inovação, não só financeiros como destinar parte do tempo produtivo da equipe para pensar e falar sobre as ideias.

Ambiente Inovador:  Izabel Azevedo, Diretora de Talento & Cultura na Nestlé, falou sobre garantir não só espaços físicos que estimulem a criatividade, a liberdade de expressão e a motivação, como adaptar isso à realidade de cada empresa.

Liderança Inovadora: Luiz Serafim, Head de Marketing, Digital, E-commerce & Insights da 3M do Brasil, finalizou a lista de ingredientes reforçando a importância de os líderes estarem comprometidos com essa cultura de inovação. Sem uma liderança que fomenta a inovação, os demais ingredientes ficam enfraquecidos.

Veja abaixo na galeria de fotos alguns registros do evento: