Sustentabilidade

A ecoeficiência em prol do crescimento empresarial sustentável

“As empresas que conseguirem ter responsabilidades socioambientais se mantendo lucrativas, competitivas e atrativas, deixarão um legado de comprometimento e desenvolvimento para as próximas gerações”. Jorge Possato Teixeira – CEO

Poder produzir mais e melhor, evitando desperdícios, e, ao mesmo tempo, atendendo suas próprias necessidades, reduzindo o consumo de recursos naturais e, principalmente, respeitando a capacidade de sustentação do planeta, parecem atitudes que fazem parte de uma sociedade imaginária, perfeita, quase utópica. Alguns diriam, até, que isso seria muito difícil ou impossível de se concretizar. No entanto, isso já é possível.

Algumas empresas estão conseguindo colocar em prática estes conceitos, e indo além, tendo responsabilidades socioambientais perante a comunidade em que estão inseridas e influenciando os setores onde atuam, e o melhor, se mantendo lucrativas.

Até bem pouco tempo, a ideia em se investir em ecoeficiência parecia ser vista por alguns empresários como um gerador de gastos adicionais, onde o único benefício era com relação à imagem da empresa, ou mesmo uma forma de não serem penalizadas. Felizmente, a prática de implementação de recursos sustentáveis provou ser essencial para a lucratividade, diminuindo custos, evitando riscos ambientais ou à saúde de seus funcionários e clientes, além de contribuir efetivamente para a redução da poluição e na preservação de recursos naturais.

Além de inúmeros benefícios que a ecoeficiência traz para dentro das instituições, ela ainda contribui sendo um diferencial competitivo perante seus concorrentes, ainda mais dentro de um mercado que conta com consumidores cada dia mais engajados com as questões ambientais, e em busca de melhorar a qualidade de vida para si mesmos e ao seu redor, inclusive, muitos deles tomando decisões de compra considerando essa cadeia sustentável.

Entretanto, existem outras vantagens em se investir em ecoeficiência, e exemplos não faltam.

A Cooperativa Veiling vem espelhando nos últimos anos esse desenvolvimento sustentável na condução de seus investimentos. O eixo sustentabilidade, parte integrante de seu planejamento estratégico, é um dos importantes pilares que rege a elaboração de novos projetos dentro da Cooperativa na busca do fortalecimento e inovação de seus negócios. Tanto que, o gerenciamento correto de resíduos gerados em todo seu complexo e investimentos de grande porte em eficiência energética (instalação em 2020 de 1.420 placas solares fotovoltaicas de geração de energia. Com previsão de chegar em 10.000 placas até 2025, e com isso garantir mais de 90% da geração de energia consumida), reuso de águas pluviais (construção do reservatório para 11 milhões de litros de água) e renovação de equipamentos de grande porte para a climatização de grandes áreas internas (Chillers – modernos dispositivos refrigeradores de água), entre outros avanços, têm se destacado ao longo da última década como efeitos da ecoeficiência em prol de seu crescimento empresarial.

Estes investimentos, que se diga, permitem minimizar consideravelmente gastos internos, ainda trazem diversos outros ganhos, uma vez que a opção por energias renováveis traz maior eficiência a todos os processos, garantindo a qualidade das flores e plantas comercializadas e assegurando a integridade dos produtos ao longo da cadeia comercial até os pontos de venda.

Por outro lado, a adoção da reciclagem de materiais e a maximização da utilização sustentável dos recursos naturais disponíveis, como o reuso das águas pluviais e a adoção da luz natural, a adoção de veículos elétricos, embalagens retornáveis, digitalização de processos administrativos, assembleias e conferências online, entre tantas outras iniciativas, além de contribuírem diretamente com a redução de gastos, satisfazem as necessidades e proporcionam melhor qualidade de vida aos colaboradores e clientes, contribuindo diretamente também para construir uma imagem positiva perante a sociedade.

Nesse quesito, investir em ecoeficiência permite às empresas ter um diferencial competitivo perante as outras, praticando preços competitivos e promovendo a educação dos consumidores para que também façam uso mais racional dos recursos naturais e energéticos, servindo de motivação para seus colaboradores, cooperados, clientes e as pessoas envolvidas com o seu produto ou serviço. Essas organizações, sem dúvida, serão sinônimo de referência para sua categoria, pois a combinação desses fatores, estratégicos e responsáveis, identificam uma empresa como sendo o melhor exemplo a ser seguido, ou como preferem os acadêmicos, o melhor benchmarking de performance.